domingo, 7 de dezembro de 2014

PEQUI TRAZ BENEFÍCIOS A SAÚDE E GERA LUCROS


Fruto típico do Serrado Brasileiro o pequi é habitualmente usado por riocontenses como adicional durante anos na preparação dos alimentos. Muito saboroso, ele é consumido no arroz, abóbora, maxixe, frango e feijão. Nas comunidades quilombolas de barra e bananal se fabrica o óleo que é muito saboroso e com a castanha é feita uma deliciosa paçoca.

A colheita geralmente acontece entre os meses de janeiro a fevereiro. Uma parte é beneficiada e outra guardada em congeladores para consumo fora de época. O fruto tem gerado renda aos moradores e a cada ano aumenta a produção.

Além de potente afrodisíaco, pesquisas realizadas com o fruto confirmaram que o mesmo é rico em vitamina A que é encontrada em quantidades elevadas no pequi. O teor de carotenóides de pequi é alta, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isso significa que, ao comer pequi e outros alimentos ricos em carotenóides, você pode melhorar a sua visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados ​​pelos radicais livres.

O pequi tem um teor muito elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger o nosso coração. Além disso, podem melhorar os efeitos oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, protegendo, assim, os nossos sistemas cardiovasculares de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença cardíaca coronária.

A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração. A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol entupimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário